Competição

Competição

A Competição SAE Aerodesign surgiu em 1986 nos Estados Unidos e foi trazida para o Brasil em 1999. O desafio é destinado a estudantes de graduação em Engenharia, Física e Tecnologia relacionadas à “mobilidade” (Aeronáutica, Automobilística, Mecânica, Controle e Automação, Produção, Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica, Materiais, Física, Mecatrônica-Robótica, Metalúrgica e Naval), que deverão conceber, projetar, fabricar e testar uma aeronave rádio-controlada cargueira. A Competição SAE BRASIL Aerodesign é composta por três categorias distintas: Regular, Advanced e Micro, criadas ao longo do tempo, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma destas.

Em sua 16ª Edição, que ocorreu de 30 de outubro a 2 de novembro de 2014, em São José dos Campos, SP, a competição aeronáutica contou com a participação de mais de 1300 estudantes inscritos e de 95 equipes, sendo algumas delas estrangeiras vindas do Canadá, dos EUA, do México e da Venezuela. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

Tradicional Foto das Equipes na Competição SAE Brasil Aerodesign 2014.

São consideradas, para efeito de pontuação, a carga paga transportada e a eficiência estrutural da aeronave (razão entre a carga transportada e o peso da aeronave vazia).

Desta forma, um projeto Aerodesign torna-se multidisciplinar e pode ser dividido em várias áreas, as quais costumam proporcionar grande intercâmbio de informação entre elas, e representam partes de um projeto aeronáutico real, tais como Aerodinâmica, Desempenho, Desenho e Fabricação, Projeto Elétrico, Estabilidade e Controle e Estruturas.

Além do projeto propriamente dito, a equipe se preocupa com o gerenciamento das tarefas entre os membros, administração dos recursos disponíveis, marketing e busca de novos patrocínios, logística para a competição, seleção e treinamento de novos integrantes. Proporcionando, assim, experiência e conhecimento muito além do que é aprendido em sala de aula para os membros que participarem ativamente do Aerodesign.

Making Of Oficial da Competição SAE Brasil Aerodesign 2014.